28 de julho de 2012

O "Direito" Cristão à consciência política


Por Antonio Carlos Junior
As eleições municipais de 2012 se aproximam e, com elas, afloram em boa parte da população alguma forma de participação política, mesmo que seja apenas para dizer “todos são corruptos” e “não tem mais jeito”.
Nesse sentido, devemos ter cuidado com as promessas de campanha, já que muitos prometem o que não podem realizar, até mesmo por não serem os competentes pela Constituição. É preciso, também, cuidado com a compra de votos: sacos de cimento, leito em hospital ou qualquer outra coisa pessoal. O verdadeiro político não cuida dos interesses particulares, mas de toda a população (res publicae). Ao invés de lhe dar cimento ou conseguir leito para seu parente que enfermou, será que o candidato tem propostas para a melhoria dos programas de moradia e saúde para todos?!
Especificamente quanto aos evangélicos, engana-se aquele que ainda acredita no “voto de cabresto” dentro das igrejas, ou pelo menos da maioria delas. Imaginemos: se juntarmos as cinco principais igrejas/denominações das cidades de médio porte, que, sozinhas, possuem “voto” suficiente para eleger um candidato cada, teríamos pelo menos cinco evangélicos em todas as Câmaras Municipais, o que não acontece. Os membros, hoje, olham para o pastor como uma “autoridade espiritual”, e não como aquele capaz de determinar todas as atitudes do fiel.
E, para uma consciência política efetiva, aconselho a todos os cristãos que leiam o Decálogo do Voto Ético da AEVB (Associação Evangélica Brasileira), produzido durante as eleições presidenciais de 1998. Sobre essa consciência, Paul Freston já disse: “os evangélicos devem se envolver politicamente, não em nome de suas igrejas ou instituições, mas em grupos de pessoas que pensam politicamente de uma mesma forma, inspiradas pela sua compreensão da fé cristã. Trata-se de um projeto que inclui a abertura para o diálogo e para censuras proféticas”, que denunciem o Estado naquilo que contraria os princípios divinos.
Assim, o cristão na política não pode se restringir a ser um mero “despachante” das igrejas. Se comportando como cristão verdadeiro, acabará por fazer transparecer seus valores éticos e morais, na imensa maioria das vezes resultantes de sua fé. Mesmo porque, ainda que o Evangelho se funde, essencialmente, em uma dimensão espiritual, é certo que as “boas obras” (e aqui incluo a implantação de “boas propostas políticas”) são um reflexo da salvação que temos, exclusivamente, por meio de Jesus Cristo.
O político cristão, por isso, deve expor sua “plataforma” sem “apelar” para o “sou seu irmão”, mas, efetivamente, demonstrando suas intenções e projetos de forma clara e transparente. Mas o problema é que, infelizmente, a maioria dos candidatos, cristãos ou não, sequer possuem propostas para a melhoria da cidade e da vida dos cidadãos!
Valorize sua liberdade de voto e não o negocie… sob pena de ficar mais quatro anos lamentando a situação de sua cidade.
***
Antonio Carlos da Rosa Silva Junior. Bacharel em Direito, Especialista em Ciências Penais e em Direito e Relações Familiares, Mestrando em Ciência da Religião, Presidente do Projeto Desperta e Membro do Juristas de Cristo. Contato: acarlos_juridico@yahoo.com.br. Fonte: Ultimato.


24 de julho de 2012

Momento de Oração nessa Sexta (27/07) às 22h


"Oração não é pedir. É um anseio da alma. É uma admissão diária das próprias fraquezas. É melhor na oração ter um coração sem palavras do que palavras sem um coração." 


(Mahatma Gandhi)

____________________________

   Data  |  Hora  | Local
           27/07/2012 | 22h | Templo da IPPA
Venham participar conosco para crescermos juntos em espírito e em amor.


22 de julho de 2012

Fotos do Programa A2 - Dia do Amigo

Evento realizado no dia 21 de Julho de 2012. Muito bom!!!

[ CLIQUE NO CARTAZ PARA ACESSAR AS FOTOS!!! ]

14 de julho de 2012

Programa A2: Especial Dia do Amigo

[clique na imagem para ampliar]

Convide o seu amigo para celebrarmos juntos esse dia tão especial!

13 de julho de 2012

13 de Julho: Dia Mundial da Música do "Capeta"?


Por Antognoni Misael
Nesta data comemora-se o dia mundial do Rock. E nada mais polêmico do que discutir rock in Roll na igreja. Ou melhor, acho que estou desatualizado. O que era uma “invenção satânica” por parte dos extremistas, hoje virou “adoração mantral” nos cultos solenes em quase todas as denominações, das tradicionais às pentecostais. Dá pra acreditar!
Não existe fonte de inventividade em satanás. O rock nunca foi do diabo. Todos os estilos (blues, jazz, samba, choro, salsa, etc.) em sua beleza não representam sonoramente nada além de criatividade no uso dos componentes básicos da música. O que torna a canção de algum estilo reprovável é sua cosmovisão. Apenas isso.
Ser uma “metamorfose ambulante” realmente é um triste desabor para a igreja e sua liderança. Lamentável é ouvir conceitos sobre tanta coisa sem que antes se estude, se embase. Isso se chama PRECONCEITO!
Se o rock ainda for coisa do capeta, o que dizer do som do Oficina G3, Fruto Sagrado, {Palavrantiga}? Seriam tais grupos os “lobos do metal”? Se o rock ainda for coisa do capeta então joguemos fora os embalados corinhos congregacionais, as agitadas canções do Diante do Trono, Trazendo a Arca, as baladas “alá Coldplay” do André Valadão e os Pop’s ritmados de Kléber Lucas. Mais que isso, o que dizer da famosa banda Hillsong – grande influenciadora de alguns grupos que tentam ser sua Xerox – e sua fiel escudeira no Brasil: Aline Barros? (…) e tudo tem de rock no louvor.
Dá pra indagar por que ninguém mais diz nada? Sabe por que nos acostumamos com o rock em seus diversos formatos e notamos que ele viável quando suas letras são cristãs? Porque nossos “astros” midiáticos em sua ampla influência sobre as igrejas desfizeram o paradigma de que o rock não é aquilo que “aprendemos”. É só mais uma forma de louvar a Deus.
Hoje é 13 de julho, Viva ao Rock!!!
***
Antognoni Misael é músico, historiador e escreve para o Arte de Chocar e Púlpito Cristão.

10 de julho de 2012

Momento de Oração nessa Sexta (13/07) às 22h



"Que melhor guia poderemos encontrar para oração além do exemplo do próprio Cristo? Ele se dirigiu diretamente ao Pai. O apóstolo nos mostra o que devemos fazer, quando diz que Ele endereçou Suas orações Àquele que era capaz de livrá-lO da morte. Com isso ele quer dizer que Cristo orou corretamente, visto que recorreu ao Deus que é o único Libertador."
João Calvino (1509-1564)

___________________

Dia:13/07/2012 às 22h no Templo da IPPA.
Venham participar conosco para crescermos juntos em espírito e em amor.

4 de julho de 2012

Programação do Mês: JULHO


Olá pessoal fiquem por dentro da programação e atividades da UMP do mês de JUNHO!

01 DOM | Cantina UMP (após o Culto Solene)
13 SEX | Momento de Oração - 22h
21 SAB | Programa A2: Dia do Amigo - 19h30
27 SEX | Momento de Oração - 22h

Estaremos contando com a participação de todos os membros da UMP. Sua ajuda é muito importante para crescermos juntos em amor, e que tudo seja para agradar a Deus!